O filme O agente secreto, de Kleber Mendonça Filho, foi premiado como a melhor direção no Festival de Cannes. Além disso, Wagner Moura recebeu o prêmio de melhor ator. Esta é a segunda obra do cineasta pernambucano a ganhar um reconhecimento oficial no evento; em 2019, Bacurau, dirigido em parceria com Juliano Dornelles, levou o Prêmio do Júri. O diretor também esteve na disputa pela Palma de Ouro com Aquarius.
Em 2025, Mendonça Filho passou a integrar uma lista de brasileiros que mais tiveram presença na competição oficial do festival, ao lado de Nelson Pereira dos Santos, Glauber Rocha, Cacá Diegues, Hector Babenco e Walter Salles, totalizando três participações.
O Agente Secreto é uma produção conjunta do Brasil com França, Holanda e Alemanha.
A presidência do júri da competição ficou a cargo da atriz francesa Juliette Binoche. Com ela integraram o júri atores e cineastas renomados: a atriz americana Halle Berry, o ator Jeremy Strong (EUA), o cineasta mexicano Carlos Reygadas, a cineasta indiana Payal Kapadia, o diretor congolês Dieudo Hamadi, a atriz italiana Alba Rohrwacher, a escritora francesa Leila Slimani e o diretor sul-coreano Hong Sang-soo.