As comemorações do Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no dia 18 de abril, seguem acontecendo ao longo deste mês nas instituições culturais do Governo de SP.
A programação virtual é diversificada e agrada não só o público infantil, mas toda a família. Entre as atividades estão “Lê no Ninho”, com dicas de como criar um momento de prazer na leitura com as crianças, na Biblioteca de São Paulo; leitura mediada das obras de Ziraldo na Fábrica de Cultura Itaim Paulista e bate-papo online sobre o processo de criação na literatura infantojuvenil na Biblioteca Parque Villa-Lobos.
PROGRAMAÇÃO
Ao longo de todo o mês
Para inspirar os pais, as Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos realizam durante o mês de abril a 4ª temporada do programa “Lê no Ninho”, com dicas de como criar um momento prazeroso para os pequenos leitores. Na página das unidades no Facebook (BSPbiblioteca e BVLbiblioteca) é possível encontrar todos os episódios e assistir com a criançada.
20 de abril
Aos amantes dos clássicos adaptados ao público infantojuvenil, a dica é o Clube do audiolivro da Biblioteca Parque Villa-Lobos com “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, no dia 20/4, das 14h30 às 16h, com inscrições em: bvl.org.br/inscricao. Vagas limitadas.
23 de abril
O Museu do Futebol e o Museu da Língua Portuguesa se unem em uma live com o escritor brasileiro Pedro Bandeira sobre literatura na primeira infância. A conversa será transmitida pelo Facebook e no YouTube das duas instituições, com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a partir das 19h. Bandeira é um dos mais conhecidos escritores da literatura infantojuvenil do país. Ele é autor de mais de 100 obras, entre contos, poemas e narrativas de diversos gêneros, incluindo o grande sucesso “A Droga da Obediência” (1984).
25 de abril
O Museu literário Casa das Rosas fará a partir das 15h, um bate-papo com a autora Cláudia Reis, sobre seu livro infantil “Gato Gordo e Outros Bichos”, que traz histórias curtas sobre gatos e cachorros recolhidos das ruas e sobre o convívio feliz e enriquecedor entre os animais e humanos. O objetivo das narrativas é demonstrar o quanto vale dedicar tempo, atenção e afeto a um animal. As histórias, que têm as crianças como público alvo, retratam a experiência pessoal da autora. Confira a atividade no YouTube – Casa das Rosas e Facebook – Casa das Rosas – Home.
27 de abril
Aos que apreciam uma boa história de terror, a Biblioteca de São Paulo trará no clube de audiolivro a versão infantojuvenil da obra “Frankenstein”, de Mary Shelley, das 14h30 às 16h. Informações no site bsp.org.br/inscricao. Vagas limitadas.