Em dezembro, o Museu de Arte Moderna (MAM) oferece uma programação gratuita com atrações de música e dança, além de reflexões sobre a arte e a cultura, integrante do MAM Educativo.
No dia 2 de dezembro, para começar a despedida de 2023, o público é convidado a cantar junto as músicas que mais marcaram o ano no Karaokê do MAM. No mesmo dia, na “Hora do cafezinho – Jardim de esculturas do MAM”, a educadora Maria Ferreira propõe uma reflexão sobre arte e cultura na contemporaneidade a partir da obra “Os Bodes Adoram Brincar”, de Raphael Escobar.
No sábado seguinte, dia 9, o Ballet Paraisópolis retorna ao MAM para apresentar as coreografias “Dente de Leite”, trabalho coreográfico em dança contemporânea que reflete as questões acerca do crescer, uma celebração às nossas raízes, puras e verdadeiras.
E no Domingo MAM, 10 de dezembro, tem o Alma de Batera – Inclusão Cultural com Instituto Alma de Batera, trazendo a apresentação de bateria dos alunos do Instituto Alma de Batera, organização sem fins lucrativos que atende pessoas com múltiplas deficiências, em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Nas quartas-feiras, dias 6 e 13, as atividades do Para ler junto oferecem visita mediada pela exposição “Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira”, convidando o público a participar de leituras e reflexões coletivas sobre os 35 anos que se passaram desde a mostra “A Mão Afro-Brasileira – O Significado da Contribuição Artística e Histórica”. Realizada em 1988 no MAM, com curadoria de Emanoel Araujo, a mostra inaugurou 100 anos após a Abolição da Escravidão e a instituição da nova Constituição que ampliava direitos até então recusados a mulheres, negros, negras e povos originários.
Confira abaixo a programação completa.
02/12, sábado, às 11h
Família MAM
Karaokê: A Última do Ano
O MAM Educativo convida o público para cantar junto as músicas que mais marcaram o ano de 2023. Após uma jornada de karaokês que se iniciaram com o Karaokê MAM Educativo: 37.º Panorama da Arte Brasileira, tivemos as edições Karaokê Vozes das Mulheres; As cores da voz; A Natureza na Voz; Vozes Negras; Para Cantar Junto!; Karaokê Cósmico; entre outras edições que embalaram o público a soltar voz! .
Atividade presencial, livre. Aberta ao público. Inscrições com o MAM Educativo durante a atividade. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.
Link: https://mam.org.br/evento/karaoke-a-ultima-do-ano
02/12, sábado, às14h
Contatos com a arte
Hora do cafezinho – Jardim de esculturas do MAM com Maria Ferreira
A Hora do cafezinho é um espaço aberto ao diálogo e expressão sobre as questões da arte e da cultura na contemporaneidade. A proposta é investigar, refletir e criar a partir da observação das diversas narrativas e imaginários que envolvem esse universo. Neste café, vamos conversar sobre as novas obras do Jardim de Esculturas do MAM e descobrir, juntos, o que elas têm para nos contar.
Maria Ferreira é artista, educadora, produtora cultural, artesã e fotógrafa. Possui licenciatura em História e pós-graduanda em História, Sociedade e Cultura. Atua há 15 anos em instituições culturais como Itaú Cultural, Espaço Cultural Porto Seguro, CCBB e unidades do SESC-SP. Na educação, desenvolve pesquisa sobre o potencial da prática lúdico-construtiva na mediação de linguagens artísticas, elaborando materiais educativos, publicações, oficinas e vivências.
Atividade presencial, gratuita e livre para todos os públicos. Voltada para professores, educadores, artistas, pesquisadores e todo público interessado. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.
Link: https://mam.org.br/evento/hora-do-cafezinho-jardim-de-esculturas-do-mam
03/12, domingo, às 14h
Domingo MAM
Pagode na Lata
O Pagode na Lata toca em bares, centros culturais, museus e eventos na perspectiva de geração de renda e Economia Solidária. O Set das rodas são pensadas de acordo com o público que frequenta o espaço, mas não deixa de ter sempre pequenos intervalos entre uma música e outra para explicar narrativas que são caras ao coletivo.
O Pagode na Lata é uma proposta coletiva de proporcionar momentos culturais junto aos usuários da Cracolândia. O pagode sempre aconteceu sendo proposto por trabalhadores do território junto aos usuários. Com o tempo e a falta de condição destes ex-trabalhadores de continuar a atuar no território, e a violência que acontecia com os usuários, o Samba na Lata muda de nome para Pagode na Lata para conseguir se armar como um projeto esporádico de proposta do uso da arte como fomentadora de cuidado e propositora coletiva de cultura aos usuários do território. Em 2019, a partir de um pequeno financiamento, o Pagode na Lata conseguiu atuar no território semanalmente e a partir da periodicidade do coletivo foi possível construir e reconstruir vínculos, propor debates e conversas sobre o uso abusivo de substâncias, o Pagode na Lata então se apresenta como um projeto que usa da cultura como insumo da redução de danos.
Atividade presencial, livre. Aberta ao público. Inscrições com o MAM Educativo durante a atividade. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48 horas de antecedência.
Link: https://mam.org.br/evento/pagode-na-lata/
06/12, quarta-feira, às 16h
Programa de Visitação
Para ler junto com MAM Educativo na exposição Mãos: 35 anos da mão Afro-Brasileira
Para ler junto é um espaço de encontro dedicado às mais diversas formas de leitura que inspiram a exposição “Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira”. É proposto que estas leituras ocorram de maneira coletiva e dinâmica para que juntos ampliemos nossas compreensões sobre arte e os temas relacionados à exposição.
Atividade presencial, gratuita e livre para todos os públicos. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.
Link: https://mam.org.br/evento/para-ler-junto-na-exposicao-maos-35-anos-da-mao-afro-brasileira-2
09/12, sábado, às 15h
Família MAM
Ballet Paraisópolis apresenta: Dente de Leite, Grand Pas de Deux de Paquita II Ato e Danielle Rodrigues
Ballet Paraisópolis apresenta as coreografias “Dente de Leite”, um trabalho coreográfico em dança contemporânea que reflete as questões acerca do crescer; “Grand Pas de Deux de Paquita II Ato”, um fragmento do balé clássico Paquita; e “Danielle Rodrigues”, que apresenta a perpetuação da cultura nordestina em São Paulo-Paraisópolis. A festa, o gingado, o riso, o pé no chão. Uma celebração às nossas raízes, puras e verdadeiras.
O Ballet Paraisópolis é um projeto de formação fundado em 2012 pela bailarina e diretora Monica Tarragó que, por meio do ensino da dança clássica e contemporânea, incentiva crianças e adolescentes na busca por melhores oportunidades de vida. A concepção do Ballet Paraisópolis veio da vontade de transformar a vida das famílias levando mais arte, educação e cultura para Paraisópolis. Atualmente há cerca de 200 alunos beneficiados pelo programa, com uma fila de 2000 na espera. O corpo docente do BP é composto por professores, mestres e doutores que ensinam técnicas nacionais e internacionais obtidas em companhias e universidades dentro e fora do Brasil. Deste modo o aluno se torna um profissional múltiplo e eficaz, tendo uma assimilação fácil aos diferentes estilos de dança e a demandas da arte e cultura mundiais.
Atividade presencial, livre. Aberta ao público. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48 horas de antecedência.
Link: https://mam.org.br/evento/ballet-paraisopolis-apresenta-dente-de-leite-grand-pas-de-deux-de-paquita-ii-ato-e-danielle-rodrigues/
10/12, domingo, às 11h e 14h
Domingo MAM
Alma de Batera – Inclusão Cultural com Instituto Alma de Batera
Apresentação de bateria dos alunos do Instituto Alma de Batera (organização sem fins lucrativos que atende pessoas com múltiplas deficiências) em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Instituto Alma de Batera tem o objetivo de apresentar uma nova proposta de inclusão através da música, oferecendo oficinas de bateria para pessoas com algum tipo de deficiência. Sob a proposta de democratização do acesso à educação musical e da igualdade de oportunidades, o trabalho visa beneficiar não somente a vida de alunos interessados em aprender um instrumento, mas também transformar o olhar da sociedade sobre a pessoa com deficiência e sobre seus potenciais.
Atividade presencial, livre. Aberta ao público. Inscrições com o MAM Educativo durante a atividade. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48 horas de antecedência.
Link: https://mam.org.br/evento/alma-de-batera-inclusao-cultural/
13/12, quarta-feira, às 16h
Programa de Visitação
Para ler junto com MAM Educativo na exposição Mãos: 35 anos da mão Afro-Brasileira
Para ler junto é um espaço de encontro dedicado às mais diversas formas de leitura que inspiram a exposição Mãos: 35 anos da mão Afro-Brasileira. É proposto que estas leituras ocorram de maneira coletiva e dinâmica para que juntos ampliemos nossas compreensões sobre arte e os temas relacionados à exposição.
Atividade presencial, gratuita e livre para todos os públicos. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48 horas de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.
Link: https://mam.org.br/evento/para-ler-junto-na-exposicao-maos-35-anos-da-mao-afro-brasileira-3/
16/12, sábado às 11h às 13h
Família MAM
VII Mostra Igual Diferente: Trajetos e MemóriasPara finalizar o ano de 2023, o programa Igual Diferente do MAM Educativo que oferece cursos gratuitos com intuito de promover o encontro entre o fazer artístico e acessibilidade, convida o público a participar da VII Mostra: Trajetos e Memórias na qual tem a intenção de celebrar as memórias e os trajetos de mais de 20 anos de programa e prospectar cada vez mais continuidades através dos trabalhos realizados pelos participantes do programa. A VII Mostra também contempla o encerramento das aulas deste ano, apresentando a produção dos alunos durante os dois semestres.
Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 6 anos, acompanhadas de suas (eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48 horas de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.
Link: https://mam.org.br/evento/vii-mostra-igual-diferente-trajetos-e-memorias
17/12, domingo, às 12h
Domingo MAM
Breaking Ibira: Batalhas 1×1
Breaking ibira é um evento criado por b.boys e b.girls (nomenclatura atribuída a dançarinos de breaking) que tem por objetivo reunir b.boys e b.girls para celebrar a cultura hip hop, encontrar desafios por meio da dança e expressar sua criatividade e habilidade em suas sessions (sequência organizada de passos de breaking).
Desde 2017, em parceria com o MAM São Paulo, tem atraído pessoas de diversas regiões de São Paulo e um público significativo tanto de praticantes de breaking quanto de admiradores da cultura.
Atividade presencial, livre. Aberta ao público. Inscrições com o MAM Educativo durante a atividade. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48 horas de antecedência.
Link: https://mam.org.br/evento/breaking-ibira-batalhas-1×1
Serviço
Programação Educativo MAM – Mês da Dezembro
Temporada: De 2 a 17 de dezembro
Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo (Biblioteca Paulo Mendes de Almeida) | Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3
Horários: terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h30)
Ingressos: R$25,00 inteira e R$12,50 meia-entrada. Aos domingos, a entrada é gratuita e o visitante pode contribuir com o valor que quiser.