A partir de quarta-feira, 19, o Itaú Cultural (IC) celebra a vida e a obra de um dos maiores pensadores brasileiros: o geógrafo Milton Santos. Na 59.ª edição da Ocupação Itaú Cultural, que fica em cartaz até 8 de outubro, será possível conhecer a história e o trabalho do homenageado por meio de fotos, documentos e depoimentos de familiares, alunos, amigos e parceiros profissionais.
Baiano de Brotas de Macaúbas com uma extensa produção acadêmica, envolvido em debates sobre política e educação e defensor de uma intelectualidade independente e engajada na transformação da sociedade, Milton Santos foi um dos grandes responsáveis por renovar e transformar o pensamento geográfico brasileiro, entendendo a área não só como disciplina técnica, mas também como reflexão teórica, resgatando, atualizando e reformulando conceitos fundamentais.
Mesmo com tamanha dedicação ao trabalho teórico e crítico, Milton não se resume a isso. Graduou-se em direito, foi jornalista e professor, e teve uma extensa produção de estudos sobre planejamentos regionais e política econômica, de análises e de diagnósticos dos usos dos territórios, entre outros. Conhecido como cidadão do mundo, o geógrafo fez seu doutorado no Instituto de Geografia da Universidade de Estrasburgo, na França, onde pôde conhecer as particularidades de territórios e povoamentos franceses e de alguns países africanos, como Senegal e Sudão.
Durante a ditadura militar brasileira, Milton foi preso e, por problemas de saúde, solto logo em seguida. Sem liberdade para continuar seu trabalho intelectual no país, ele se exilou na França, onde passou a lecionar na Universidade de Toulouse, começando também uma trajetória de trabalho em diversos cantos do mundo, como Venezuela, Canadá, Estados Unidos e Tanzânia.
Além dos materiais da exposição, o site do Itaú Cultural reúne outros conteúdos exclusivos sobre o geógrafo que reconheceu, na periferia do mundo, a força da criação de um futuro mais humano.
Serviço
Ocupação Milton Santos
Período expositivo: de 19 de julho a 8 de outubro
Onde: Avenida Paulista, 149, São Paulo/SP
Horário de funcionamento: de terça a sábado das 11h às 20h, e domingos e feriados das 11h às 19h
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita