MIS oferece programação diversa para os cinéfilos

“Proibido atuar” integra a programação do MIS/Divulgação

Os fãs de cinema poderão aproveitar uma programação especial no MIS ao longo de dezembro. Entre eventos, estão: pré-estreia de dois curtas-metragens – “Proibido atuar” e “Trupe fantasma”, masterclass sobre digitalização de longas, bate-papo com o cineasta Leandro D’Errico e uma sessão especial do filme “Durval Discos”, de Anna Muylaert, remasterizado em 4K em comemoração ao seu aniversário de vinte anos.

Os eventos são gratuitos, basta retirar os ingressos com 1h de antecedência na própria bilheteria do local. 

Confira a seguir a programação.

13 de dezembro, às 19h30: Pré-estreia + bate-papo | “Proibido atuar” (dir. Amanda Augustin e Leandro D’Errico, Brasil, 2023, 35 min, livre). 

“Proibido atuar” é um documentário que explora o universo dos atores brasileiros e a evolução dos métodos de interpretação no mercado audiovisual nacional. Por meio de entrevistas dinâmicas com profissionais experientes, o filme procura investigar as especificidades de ser um ator no Brasil e as inúmeras facetas que moldam a arte da atuação. 

Após a sessão, haverá uma conversa com o diretor do filme, Leandro D’Errico, que abordará o processo de produção do longa e o mercado de atuação no Brasil. 

Ingresso:  gratuito – retirada uma hora antes da sessão na bilheteria do MIS

Classificação:  livre 

16 de dezembro às 18h30 e às 20h30: Lançamento do curta-metragem “Trupe fantasma” (dir. Rica Mantoanelli, 30 min, livre)

“Trupe Fantasma” é uma realização do Estúdio B por meio do curso “Luz, Câmera, Ação”. Produzido pelos alunos do curso, o filme tem quatro versões diferentes, e em cada uma delas o elenco é modificado. O MIS recebe a primeira exibição das produções e conta com a presença das equipes realizadoras. 

No curta, em um imóvel à venda, um grupo de fantasmas artistas – antigos alunos de uma escola de teatro que ali funcionava – se recusa a deixar o passado para trás. Esses espíritos mantêm viva a esperança de que a escola de arte volte a brilhar. Quando Marta, com planos de transformar o local em um spa, visita a propriedade com sua filha adolescente, Emma – uma amante das artes em segredo –, os fantasmas intervêm.  

“Trupe fantasma” é uma história que explora temas de esperança, conexão e paixão pelas artes, ilustrando como o teatro, a música e a dança podem unir mundos e corações. 

Ingresso: gratuito – retirada uma hora antes de cada sessão na bilheteria do MIS 

Classificação: livre 

19 de dezembro às 19h: Sessão Vitrine Petrobrás + Masterclass | “Durval Discos

A Sessão Vitrine Petrobras é um projeto de distribuição de filmes brasileiros em salas de cinema comerciais realizado pela Vitrine Filmes. Com estreias a preços reduzidos, o projeto realiza sessões com debates e oficinas, com o principal objetivo de potencializar a formação de público para o cinema, promovendo a democratização das produções brasileiras. 

Nesta nova edição, a Sessão Vitrine Petrobras também promove, pela primeira vez, o resgate da história do audiovisual nacional, com filmes de patrimônio remasterizados. “Durval Discos”, de Anna Muylaert, inaugura o projeto, sendo remasterizado em 4K em comemoração ao seu aniversário de vinte anos. 

Antes da sessão, será oferecida a masterclass “Digitalização e curadoria de filmes de patrimônio: conceitos e práticas” com Débora Betruce, responsável pela supervisão de digitalização do longa-metragem. O intuito é aguçar o olhar do espectador para as técnicas apresentadas na oficina. 

“Durval Discos” conta a história do solteirão Durval, que, para ajudar sua mãe, contrata uma candidata que faz quitutes extraordinários. Mas ela desaparece depois de dois dias, deixando sua filha, a pequena Kiki, que mudará a vida da pequena família. 

Ingresso: gratuito – retirada uma hora antes de cada sessão na bilheteria do MIS 

Classificação: 12 anos 

Serviço

Onde: Auditório MIS | Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo 

Veja também