Após ser prorrogada, a “Ocupação Benjamim de Oliveira” fica em cartaz até 13 de março no Itaú Cultural. A exposição apresenta a vida e a obra de um dos mais importantes artistas circenses do Brasil, que, durante mais de cinco décadas, atuou nos palcos-picadeiros e nos bastidores do circo. Além de apresentar a carreira de Benjamim, considerado o primeiro palhaço negro, a ocupação representa o circo no Brasil entre o final do século XIX e o começo do XX.
Nascido em Pará de Minas, MG, filho de uma mulher escravizada com o capataz da fazenda, Benjamim fugiu com o circo aos 12 anos. Aos 19, foi palhaço pela primeira vez. Multiartista, também foi ginasta, acrobata, músico, cantor, dançarino, ator, autor de músicas e peças teatrais e diretor de companhia.
No espaço expositivo, destaque fica para pessoas com quem ele articulou, criou e contracenou. Também é possível encontrar fotos dos circos e de Benjamim em cena, anúncios dos espetáculos em jornais, revistas e matérias da época, fonogramas de músicas interpretadas pelo artista e por seus companheiros de composição e entrevistas que tratam de sua trajetória. Além disso, a ocupação conta com recursos acessíveis para pessoas com deficiência visual ou auditiva.
Não é necessário agendamento prévio, mas o espaço possui o número máximo de 30 pessoas no local. Excedendo-se esse número, as equipes do Itaú Cultural fazem o controle de acesso do público.
A “Ocupação Benjamim de Oliveira” não acontece somente no espaço expositivo. O público pode conferir diversos materiais que aprofundam os feitos do artista tanto no site itaucultural.org.br/ocupacao quanto no canal no YouTube. É possível conferir entrevistas com pesquisadores, artistas e família do homenageado, fotos e documentos históricos, além de textos exclusivos sobre Benjamim e o circo, o site também aborda o circo-teatro, a música, o palhaço, a ancestralidade e o legado.
Serviço
Ocupação Benjamim de Oliveira
Data: até 13 de março de 2022, terça a domingo 11h às 19h
Onde: Itaú Cultural – Av. Paulista, 149, São Paulo, piso térreo
Entrada gratuita