Por Tarcilio de Souza Barros
Em exibição na Mostra de Cinema Sesc traz o filme “Cordilheira dos Sonhos”, do diretor chileno Patrício Guzmán, hoje radicado na França como refugiado político.
O filme é admirável por mostrar cenas da cordilheira andina, que percorre todo espinhaço da América do Sul, findando na Patagônia chilena.
Para colher a beleza grandiosa da paisagem andina, Guzmán fez uso de drones dotados de lentes especiais, enaltecendo assim o matiz das cores dos altos picos e das profundas arestas das geleiras.
Seu filme de conteúdo político é um precioso documentário filmado em um Chile governado pelo socialista Salvador Allende, que no poder nacionalizou várias empresas estrangeiras que extorquiu a economia do país, incluindo a extração do cobre que tinha a parcela do primeiro produto de sustentação da economia chilena.
Allende bateu de frente contra o conglomerado das multinacionais, que em represália resultou em uma guerra civil, com ataque às palavras presidenciais, em que o presidente refugiado foi morto.
Com isso foi despertada um novo regime com ascensão do General Augusto Pinochet, um sanguinário ditador que para implantar seu regime iniciou contra a população civil a violência mais bárbara da história da humanidade.
Pinochet dotou o exército de aparato bélico, invadiu residências na calada da noite em busca de opositores ao novo regime, usou nos confrontos de ruas, bombas de gás lacrimogêneo, jatos de água, uso por parte dos carabineiros de cassetetes, armas de fogo, contra multidões nas ruas matando homens, mulheres e crianças indiscriminadamente.
No filme vemos o monumental estádio de futebol onde em 1974 o Chile, em jogo contra a Itália, perdeu nos últimos minutos a peleja, mas o país teve orgulho ao ver Chile classificado em terceiro lugar do mundo no futebol.
No final da película, Patrício Guzmán fala dos milhares de metros que filmou de momentos trágicos da história do seu país.
O Chile traz em sua área geográfica uma rara beleza natural e é cortesia dos seus habitantes o fazem um dos países mais atraentes do mundo.
Serviço
Filme: Cordilheira dos Sonhos.
Rot./Dir. Patrício Guzmán.
Origem: Chile/ França – 2019 – Cor – 85 min. – Documentário.
Avaliação: Ótimo.
*Filme assistido com apoio do crítico e cinéfilo José Roberto Margonari em vídeos de última geração.