Mostra Projeções reúne obras do cinema brasileiro contemporâneo

De 9 a 23 de novembro, o site do Itaú Cultural apresenta mais três filmes que integram a mostra Projeções. Disponibilizadas gratuitamente, as obras estabelecem diálogos entre as novas vertentes do cinema de gênero e o documentário político/sobre política.

A mostra on-line reúne trabalhos abordados no curso EAD Projeções – Linguagem e Processos Criativos no Cinema Brasileiro Contemporâneo, que vem acontecendo desde setembro. Coordenados por Renata Druck e Moira Toledo, os encontros buscam promover um olhar crítico sobre a produção audiovisual atual, bem como estimular a realização de projetos nessa área.

Confira abaixo os filmes que a mostra traz em novembro – os links de acesso estarão disponíveis entre os dias 9 e 23. Outros trabalhos serão apresentados em dezembro.

Morto Não Fala
(Dennison Ramalho, 2018, 110 minutos)

Stênio é plantonista noturno no necrotério de uma grande e violenta cidade. Em suas madrugadas de trabalho, ele nunca está só, pois possui um dom paranormal de comunicação com os mortos. Quando as confidências que ouve do além, contudo, revelam segredos de sua própria vida, Stênio desencadeia uma maldição que traz perigo e morte para perto de si e de sua família.

[classificação indicativa: 16 anos]

O Processo
(Maria Augusta Ramos, 2018, 141 minutos)

O trabalho oferece um olhar dos bastidores do julgamento que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 31 de agosto de 2016.

[classificação indicativa: livre]

Orestes
(Rodrigo Siqueira, 2015, 93 minutos)

Orestes é uma adaptação da tragédia grega de Ésquilo para a realidade brasileira. Com um júri simulado e uma série de psicodramas, a obra coteja dois momentos da nossa história: a ditadura militar nos anos 1970 e a violência policial dos dias atuais.

[classificação indicativa: 12 anos]

Veja também