Mostra que celebra 20 anos do coletivo avaf estreia no Sesc Avenida Paulista

Imagem de divulgação

 

Estreia nesta sexta, 12, no Sesc Avenida Paulista a mostra “alterações vividas absolutamente fantasiosas”, uma retrospectiva dos mais de 20 anos de avaf, sigla para assume vivid astro focus, coletivo de artistas fundado em 2001. 

A mostra explora a espacialidade, as cores e a metáfora da transformação são eixos centrais. As peças que compõem a exposição são, em grande parte, representações paisagísticas expostas na forma de um grande labirinto, explorando conexões entre o mundo exterior e a introspecção, entre os diálogos de passado e presente. A cor é usada como linguagem universal, com a intenção de garantir a participação e a entrega do público. 

Neste labirinto, que vai ocupar o 5.o andar da unidade, o espectador vai encontrar uma narrativa que remonta a história do coletivo. A mostra receberá cerca de 30 papéis de parede, desde a 1.a criação do coletivo neste suporte. avaf pensa e cria papéis de parede como paisagens, projetados e redimensionados conforme os diferentes espaços expositivos que irão ocupar. Para avaf, os papéis de parede não seguem o estrito senso da palavra, não se resumem a uma padronagem repetida, pelo contrário, são remanejáveis, remixados e efêmeros. Ao mesmo tempo em que narram a história criativa do coletivo, propondo um passeio por diferentes obras, épocas e formações de avaf, os papéis de parede assumem uma manifestação pictórica real e depois desaparecem, sintetizando a importância que a transformação assume para o próprio coletivo.

A mostra contempla trabalhos em outros suportes, como pintura, escultura, neon e vídeo. Os vídeos ampliam a experiência sensorial do espectador e funcionam como uma extensão dos papéis de parede, projetados borda a borda, bem como aparecem em peep shows. 

No labirinto que compõe a mostra, há ainda duas salas imersivas e outras duas paredes com pinturas. A visita brinca com a essência do labirinto em promover uma experiência de se perder e se encontrar. O diretor do Sesc São Paulo, Danilo Miranda, sintetiza a experiência sensorial máxima que avaf propõe para esta retrospectiva: “Labiríntica e imersiva, ela faculta a possibilidade de os visitantes se relacionarem corporalmente com cores e formas, relativizando as fronteiras entre figuração e abstração. O projeto estético de avaf é ambicioso, conjugando códigos culturais imagéticos mediante a noção de “obra de arte total”, do original alemão Gesamtkunstwerk, por meio da superabundância de elementos plásticos. alterações vividas absolutamente fantasiosas é uma instalação que convida os espectadores a se perceberem como parte de um ‘trabalho artístico total’”.

O coletivo trabalha com uma vasta gama de mídias, incluindo instalações, pintura, escultura, tapeçaria, neon, papel de parede, entre outras, com frequência avaf assume diferentes formações, a depender dos projetos nos quais esteja envolvido.

Independentemente de suas formações, o ponto de partida para qualquer criação de avaf são as máximas percepções sensoriais das pessoas. Tudo é pensado a partir do espectador, que é sempre peça central. Para avaf, a experiência do público é fundamental para a realização do projeto. 

 

Serviço

alterações vividas absolutamente fantasiosas   

Quando: abertura dia 11 de maio, a partir das 20h

Horários de visitação: 12 de maio a 30 de julho de 2023. Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, das 10h às 19h30. Domingos e feriados, das 10h às 18h30. 

Onde: Arte I – 5.º andar do Sesc Avenida Paulista | Avenida Paulista, 119, São Paulo/SP

Ingressos: Gratuitos – Aberto ao público

Classificação: 14 anos

Veja também