A peça de teatro jovem “O vão entre o trem e a plataforma”, da Companhia dos Solilóquios, faz temporada entre os dias 18 e 27 de abril no Sesc 24 de Maio. O espetáculo convida o público a refletir sobre suas próprias histórias de vida e em como cada escolha feita na juventude, pode levar a diferentes cenários na vida adulta.
“O vão entre o trem e a plataforma” conta a história de uma jovem que se atrasa e acaba perdendo o tempo de entrada em um trem. Durante a espera pela próxima embarcação, ela passa a divagar por pensamentos sobre o trem perdido, as estações que frequentou, e as baldeações que já fez na vida e nas pessoas.
Ao mergulhar no vazio entre o trem e a plataforma, ela acaba divagando sobre nuances do passado, do presente e do futuro, se deparando com diferentes versões de si mesma.
Com cinco intérpretes em cena representando esta única personagem, o espetáculo busca realçar a complexidade e multiplicidade de identidades que cada pessoa possui ao longo da juventude. Elementos e essências, por vezes até contraditórios, que prosseguem também ao longo da vida.
Ao explorar as emoções de uma figura perdida em pensamentos, durante um atraso que a leva a perder um trem, o espetáculo convida o público a refletir sobre suas próprias experiências, trajetórias e em como certas escolhas reverberariam em diferentes multiversos.
“Seríamos os mesmos? Gostaríamos das mesmas coisas? Teríamos os mesmos amores, referências ou lados políticos?”, comenta a Companhia dos Solilóquios.
A jornada pela memória, futuro e diferentes realidades cria um ambiente de reflexão sobre o significado das linhas do tempo, das relações humanas e amorosas.
E, buscando reflexões e pensamentos sobre o caminhar da juventude para a vida adulta, “O vão entre o trem e a plataforma” propõe uma abordagem lúdica, introspectiva e filosófica sobre o tempo e as escolhas da vida.
O espetáculo faz parte da trilogia “Peças de amores que não ganham peça” que busca valorizar o protagonismo jovem em cena e na vida, explorando um olhar que se afasta de estereótipos e aposta em formatos que inspirem novas formas de se relacionar com o teatro jovem, buscando novos públicos, incluindo o público adulto.
Sinopse
Após um atraso que a leva a perder o trem, uma jovem persona, consumida pelo tempo da espera, dá início a um ensaio de pensamentos sobre o trem perdido, as estações que frequentou, as baldeações que já fez na vida e nas pessoas. Mergulhando no vazio entre o trem e a plataforma, a personagem, representada por cinco intérpretes, visita o passado, vislumbra o futuro e percorre pelas linhas e multiverso encontrando diferentes versões de si mesma.
Ficha Técnica
Dramaturgia: Bruna Vilaça.
Direção e Concepção de Cenografia: Julia Correa e Mayara Constantino.
Elenco: Bruna Vilaça, Daniela Carinhanha, Felipe Herculano, Santiago Acosta Cis e Weslley Nascimento.
Figurinos: Bruna Vilaça e Wallace Fiel.
Cenotécnico: Ivanildo Alceu.
Sonoplastia e Operação de Som: Aghata.
Desenho de Luz: Andreza Dias e Weslley Nascimento.
Operação de Luz: Andreza Dias.
Foto Still: Rayssa Zago.
Fotos de Estreia: Rafael Sá.
Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini.
Produção Executiva: Weslley Nascimento.
Assistente de Produção: Julia Iwanaga.
Realização: SESC-SP e Companhia dos Solilóquios
Serviço
O vão entre o trem e a plataforma
Quando: de 18 a 27 de abril
Horários: de quinta-feira a sábado, às 18h
Onde: Sesc 24 de Maio | Rua 24 de Maio, 109 – República, São Paulo/SP
Ingressos:a partir de R$9,00 | Compre aqui ou nas Bilheterias do Sesc
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 12 anos