Obra de Conceição Evaristo é tema do Clube da Leitura Racial de maio

Foto: Divulgação

A obra “Canção para ninar menino grande” da escritora Conceição Evaristo, que ocupa a cadeira de número 40 da Academia Mineira de Letras, é o livro destaque do bate-papo mensal do Clube da Leitura Racial, que acontecerá no dia 11 de maio, às 15h, na Unibes Cultural. 

“Com entrada franca, o evento que reúne cultura e diversidade oferece a oportunidade de cada participante conectar-se com histórias que refletem suas próprias vivências e ampliam sua compreensão cultural, política e pessoal”, explica a superintendente executiva Elaine Vieira.

A roda de conversa com Elizabete Scheibmayr, Carla Caroline, Day Cândido, Eliana Dias, Luciana Lima, Lucilene Costa e Sandra Rocha girará em torno da obra que discute a masculinidade negra a partir do olhar e da voz de diferentes mulheres com quem seu protagonista, Fio Jasmim, se relaciona. Segundo a autora, “apresentar uma ficção em que as personagens negras são construídas ou são lidas a partir de suas subjetividades é também criar um outro discurso na literatura brasileira”.

Com o apoio do Comitê de Igualdade Racial, desde 2020 o Clube de Leitura Racial realiza a missão de desafiar a predominância de uma literatura branca e eurocêntrica. Para participar, os interessados deverão adquirir os ingressos limitados através do site da Unibes Cultural.

Sobre a autora

Conceição Evaristo (1946) é mineira de Belo Horizonte, escritora, ficcionista e ensaísta. Graduou-se em Letras pela UFRJ, e trabalhou como professora da rede pública de ensino. É Mestre em Literatura Brasileira pela PUC/RJ, e Doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense. Estreou na literatura em 1990, com a publicação de contos e poemas na série Cadernos Negros. Em 2003, publicou o romance Ponciá Vicêncio (Ed. Mazza). Já foi premiada pelo Governo de Minas Gerais, pelo conjunto de sua obra, e pela UBE – União Brasileira de Escritores. Desde 8 de março de 2024 integra a Academia Mineira de Letras.

Facilitadoras de leitura

Elizabete Scheibmayr

Matemática e advogada com paixão por diversidade e educação. Co-fundadora da Uzoma Diversidade Cultural e Educação, Elizabete é líder em iniciativas de igualdade racial e combate à violência contra mulheres no Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo São Paulo. Palestrante renomada e mentora em programas voltados para liderança feminina.

Carla Caroline

Jornalista com especialização em marketing digital, Carla é uma contadora de histórias apaixonada por livros e a simplicidade da vida. Mãe da Nina, ela explora o mundo dos luxos e dos sonhos, sempre voltando para o aconchego do que é simples e verdadeiro.

Day Cândido

Especialista em história, sociedade e cultura pela PUC/SP, Day é uma criadora de soluções educacionais e gestora de projetos com um amor profundo por podcasts e samba. Encontrou no descanso sua maior fonte de inspiração, vivendo a vida com a alegria de uma verdadeira ariana.

Eliana Dias

Contadora por formação e líder de compras, Eliana é uma estudante de filosofia mineira, curiosa e determinada. Apaixonada por leitura, viagens e música, ela se vê como um ser humano em constante construção, acreditando firmemente no poder transformador da educação.

Luciana Lima

Estudante de Gestão Pública, Luciana trabalha como assessora pessoal e secretária. Membro ativo do Fórum de Consciência Negra da IBAB e do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo São Paulo, ela se dedica a promover a consciência racial e a igualdade em todas as esferas da sociedade.

Lucilene Costa

Mestre em Educação com especialização em Africanidades pela UFABC, Lucilene é professora na rede pública municipal de Santos e CEO do Empreendapretas. Líder do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Santos, ela se destaca na promoção da educação e cultura negra.

Sandra Rocha: Aventureira de coração, Sandra tem uma paixão inabalável pela leitura e pelo aprendizado. Formada em Tecnologia em Edificações e Engenharia Civil, com pós-graduação em Gestão Ambiental e Sustentabilidade, ela atualmente expande seus horizontes estudando Gestão de Projetos e Processos, sempre em busca de novas aventuras.

Serviço

Clube de Leitura Racial: Canção para ninar menino grande, de Conceição Evaristo

Quando: 11 de maio, sábado

Horário: das 15 às 16h

Onde: Unibes Cultural | Rua Oscar Freire, 2500 – ao lado do metrô Sumaré – Linha 2 – VerdeIngressos: gratuitos | Reserve aqui

Veja também