Até o dia 22 de junho, o Museu da Imagem e do Som (MIS) recebe a exposição “Os Caminhos da Forma”, que traz obras da escultora Mary Carmen Matias e releituras feitas por participantes das oficinas de arte do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK), em que o olhar artístico e poético da pessoa com deficiência é protagonista.
A exposição pretende dar uma visão geral do processo criativo de Mary Carmen: do desenho ao protótipo e do protótipo à obra finalizada, imprimindo leveza à matéria bruta e aos materiais pesados com os quais a artista trabalha.
“É extremamente possível transformar materiais brutos em algo mais leve e suave. Algo que possa refletir de fato a vida e o momento em que vivemos. O artista tem que mostrar sua arte para o povo. Todos nós temos um dom. Apenas é preciso desperta-lo”, diz Mary Carmen Matias.
O projeto é resultado de uma parceria da artista com o IOK, uma associação que desenvolve trabalhos artísticos e esportivos aprovados em leis de incentivo fiscal que atende crianças, jovens e adultos com deficiência.
Por meio do projeto “A arte da leveza”, que é composto por oficinas de arte, os beneficiários reproduzem os conceitos da artista na prática, despertando a criatividade por meio de esculturas e pinturas.
O público poderá conferir gratuitamente a exposição durante o horário de funcionamento do MIS, no foyer térreo do museu.
Serviço
Exposição Os Caminhos da Forma
Data: de 9 a 22 de junho
Horário: das 11h às 20h
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) | Endereço: Avenida Europa, nº158, Jardim Europa, São Paulo
Ingresso: Entrada livre