Peça em homenagem a Glauce Rocha estreia no Sesc Pinheiros 

Foto: Priscila Prade

Estreia no Sesc Pinheiros nesta sexta-feira, 5, o espetáculo “Glauce”, que homenageia e refaz a trajetória da atriz brasileira Glauce Rocha. A peça é ainda um tributo à Françoise Forton, que participou na concepção do projeto.

A atriz Débora Duboc interpreta Glauce nesta peça que em 2021, às vésperas das comemorações de seus 55 anos de carreira, a atriz Françoise Forton e o marido e produtor, Eduardo Barata, estavam se preparando para levar aos palcos, assim que a pandemia permitisse, a vida da festejada e célebre atriz Glauce Rocha. Morta precocemente em 1971, aos 41 anos, Glauce, que foi tutora e mentora profissional de Françoise no final dos anos 1960, seria vivida pela atriz no teatro. Contudo, naquele mesmo ano, Fran, como era chamada pelos colegas e íntimos, descobriu o câncer que a levou embora em janeiro de 2022. Mesmo assim, Françoise participou de toda a construção do texto e do espetáculo. Ainda na cama do hospital, leu a última versão escrita pelo ator, diretor e dramaturgo Leonardo Netto.

As histórias de Françoise e Glauce se misturam quando a atriz ainda era criança e as duas se conheceram em Brasília. Ao passar no teste para o filme “Marcelo Zona Sul”, que trouxe Fran para morar no Rio de Janeiro, Glauce imediatamente se colocou como tutora da atriz, ainda menor de idade. Françoise a chamava de Tia Glauce e desse convívio nasceu o desejo ainda maior da então iniciante atriz de seguir a carreira artística, nos passos dessa monstra dos palcos, que morreu vítima de um ataque do miocárdio e que deixou uma grande marca na cultura brasileira.

Na peça, Glauce, que após ser despertada por um telefonema na madrugada, imagina ter diante de si uma plateia, para quem conta um pouco de sua vida e visão de mundo, discorrendo sobre trabalho, amores e ideais políticos e humanitários. 

Sobre Glauce Rocha 

Em apenas 18 anos de carreira, Glauce Rocha atuou em 46 peças, 25 filmes e 6 novelas, além de uma enorme quantidade de teleteatros. Ela participou de movimentos artísticos importantes nas telas e nos palcos, como o Teatro do Estudante e, principalmente, o Cinema Novo, no qual integrou o elenco de filmes antológicos como “Rio 40 Graus”, “Os Cafajestes”, “Terra em Transe”, entre outros. Em sua breve porém meteórica trajetória, Glauce recebeu prêmios relevantes concedidos a grandes atores no Brasil na época, como o Molière e o APCA, e também se destacou como ativista. Lutou pela legalização da profissão de ator, contra o fascismo e a ditadura e refugiou em seu apartamento diversos representantes da esquerda brasileira. É considerada, ao lado de Cacilda Becker e Fernanda Montenegro, uma das maiores atrizes do país.

Ficha Técnica

Glauce

Idealização: Françoise Forton

Texto: Leonardo Netto 

Direção: Debora Dubois

Elenco: Débora Duboc 

Cenário: Giorgia Massetani 

Figurinos: Karen Brusttolin

Iluminação / Trilha sonora: Debora Dubois 

Programação visual: Felipe Braga 

Coordenação de produção: Eduardo Barata 

Direção de produção: Elaine Moreira 

Produção executiva: Cris Rocha

Assessoria de Imprensa RJ: Barata Comunicação

Assessoria de Imprensa SP: Canal Aberto – Márcia Marques

Realização: Sesc SP

Serviço

Glauce

Temporada: de 5 de abril a 4 de maio de 2024

Horários: Quinta a sábado, às 20h

Onde: Auditório do Sesc Pinheiros | Rua Pais Leme, 195, Pinheiros, São Paulo/SP
Ingressos:  a partir de R$ 12 | à venda no site ou na bilheteria das unidades Sesc
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 60 minutos

Veja também