Estreia no dia 28 de abril, no Teatro Sérgio Cardoso, a peça “O diabo na rua, no meio do redemunho”, uma adaptação da obra “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa.
Com direção de Amir Haddad, o espetáculo integra a “Trilogia Grande Sertão: Veredas”, estudos do ator e diretor Gilson de Barros sobre a obra de João Guimarães Rosa, considerado um dos maiores escritores brasileiros do século 20.
“Ler, estudar Guimarães Rosa é um prazer tão grande que me tomou inteiro. Vivo perdido e achado nesse Ser Tão”, brinca Gilson.
A trilogia é composta pelas peças “Riobaldo”, “O diabo na rua, no meio do redemunho” e “O Julgamento de Zé Bebelo” (com estreia prevista para 2024). “Riobaldo”, que este ano ganhou o Prêmio Shell de 2023 em duas categorias (Melhor Dramaturgia e Melhor Ator), estreou em 2020 e, no ano passado, fez temporada no Teatro Sérgio Cardoso.
O monólogo apresenta o famoso personagem Riobaldo, protagonista e narrador do clássico de Guimarães Rosa. Riobaldo, um ex-jagunço, hoje um velho fazendeiro, conversa com um interlocutor (o público) e, nesse encontro, cheio de filosofia, conta passagens de sua vida e reflete sobre a dialética do bem e do mal.
Riobaldo, na juventude, por amor, e para conseguir coragem e força, fez o que julga ser um pacto com o demônio. Durante a narrativa, o personagem se vale de várias histórias populares para questionar: “o diabo existe?”. Ao final, conclui, sem certeza: “Nonada! O diabo não existe, arrenego! Existe é homem humano. Travessia!”.
Ficha Técnica
Adaptação e atuação: Gilson de Barros
Direção: Amir Haddad
Direção de Arte a Cenário: José Dias
Figurinos: Ansa Luiza
Iluminação: Aurélio de Simoni
Programação visual: Guilherme Rocha
Fotos e vídeos: Marco Sobral
Técnicos: Mikey Vieira
Serviço
O diabo na rua, no meio do redemunho
Temporada: Estreia dia 28 de abril a 28 de maio
Horário: sexta a domingo, às 19h
Onde: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno | Av. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista/SP
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia entrada) |Compre aqui
Classificação indicativa: 16 anos