Peça inspirada em obra de Yeats estreia no Sesc Consolação

Foto: Danilo Cava

A peça “O Poço da Mulher-Falcão”, inspirada na obra do poeta, dramaturgo e místico irlandês William Butler Yeats, estreia dia 17 no Sesc Consolação e fica em cartaz até 29 de fevereiro e aborda a eterna busca da natureza humana pela imortalidade e a procura pelo inacessível. 

No enredo da peça, um velho homem e um jovem herói da mitologia celta querem beber a água que brota de um poço encantado, com intuito de encontrar a sabedoria interior divina e alcançar a imortalidade. Mas o local é protegido por uma guardiã, que, possuída por um falcão, dança de forma mágica, movendo-se como uma ave de rapina bela e ousada, frustrando o desejo dos homens.

A dança é o “instinto da vida”, que aspira reencontrar a unidade entre o corpo e a alma, numa busca pela libertação alcançada no êxtase. De acordo com os xamãs é através da dança que se consuma a ascensão para o mundo dos espíritos. Através dos movimentos mágicos da dança, a mulher-falcão revela seus poderes sobrenaturais, trazendo o velho e o jovem para a realidade da vida terrena.

Com montagem de Emilie Sugai e Fabio Mazzoni, o espetáculo conta com participação do performer Toshi Tanaka e figurinos de Telumi Hellen, trazendo experimentações e vivências em técnicas corporais, vocais, direção cênica, performance e construção de figurinos e adereços que resultaram em espetáculo de dança-teatro.

W. B. Yeats, nascido em junho 1865, é considerado um dos maiores poetas da língua inglesa do século XX. Sua obra literária é composta por poemas líricos de caráter simbolista e diversas peças de teatro, inspiradas essencialmente na mitologia celta. Em “At the Hawk’s Well” surge o experimento de junção estética entre o Japão e o Ocidente.

Instigado pelo também poeta e amigo Ezra Pound, Yeats inicia intensa pesquisa sobre o teatro nô, antiga e tradicional arte dramática japonesa. Assim, em meados de 1914, tendo por base a lenda celta do jovem herói épico Cuchulain e a peça de teatro nô chamada Yôrô – A Sustentação da Idade, escreve “O Poço da Mulher-Falcão”, em busca de um teatro cuja simplicidade expressasse a síntese harmoniosa de ideias, sentimentos e imagens. Para tanto, procurou seguir com fidelidade a estrutura do nô, mantendo evidentemente a sua interpretação, ou seja, a leitura ocidental.

Ficha Técnica

Idealização, Concepção Geral, Direção e Dramaturgia
Emilie Sugai e Fabio Mazzoni

Coreografia
Emilie Sugai

Desenho de Luz e Sonoplastia
Fabio Mazzoni

Figurinos
Telumi Hellen

Preparação Vocal
Sandra-X

Assistência de Direção
Guilherme Marin

Assistência de Iluminação/Operação de Luz
Mafe Wagapoff

Assistência de Figurinos
Luciana Colucci

Elenco
Diego Brito
Driélly Moyanno
Duda Esteves
Emilie Sugai (Mulher-Falcão)
Emily Kimura
Jon Marquez
Lenise Oliveira
Lucas Sabatini
Natália Ueda
Suellen Leal
Thiago Sgambato

Participação especial
Toshi Tanaka (Velho)

Produção
ABX Produções

Serviço

O Poço da Mulher-Falcão

Temporada: de 17 de janeiro a 29 de fevereiro

Onde: CPT Sesc Consolação | R. Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque, São Paulo – SP

Ingressos: a partir de R$ 12,00

Veja também