Pinacoteca comemora centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Imagem: Governo do Estado de SP

Diversas instituições estão homenageando o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, e a Pinacoteca de São Paulo não poderia ficar de fora. Está em cartaz no espaço a mostra “Modernismo. Destaques do acervo”, que pode ser conferida até 31 de dezembro de 2022 no edifício Luz.

A mostra  é composta por mais de 134 trabalhos de autoria de artistas ligados ao modernismo, que estarão identificados com selo especial. Dentre as obras, a pintura “Amigos”, de Di Cavalcanti (Sala 16), que estava presente na exposição histórica da Semana de 1922 que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo. 

O público pode conferir também “Antropofagia”, Tarsila do Amaral (sala 6); “Auto-retrato”, Victor Brecheret (sala1); “Bananal”,  Lasar Segall (sala 19); “Casal na varanda”, Cícero Dias (sala 16); “Dois Irmãos”, Ismael Nery (sala 15); “Portadora de Perfume”, de Victor Brecheret (átrio de esculturas); “Retrato Gofredo Silva Telles”, Lasar Segalli (sala 16) e “São Paulo”, Tarsila do Amaral (sala 10).

A exposição “Modernismo. Destaques do acervo” faz parte da programação da Agenda Tarsila, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que reúne eventos comemorativos, conteúdos inéditos com informações, história, curiosidades e entrevistas sobre a Semana de Arte Moderna de 1922.

O movimento Modernista tornou-se um marco na história da arte brasileira, representando o rompimento com o conservadorismo que predominava no cenário cultural das primeiras décadas do século XX ao defendeu um ponto de vista mais independente, plural e inovador.

Serviço

Modernismo. Destaques do acervo

Período: até 31 de dezembro de 2022

De quarta a segunda, das 10h às 18h

Aos sábados, a entrada é gratuita e pode ser reservada com antecedência pelo site.

Edifício Pina Luz

Praça da Luz 2, São Paulo, SP

Veja também