A deputada Professora Bebel (PT) foi eleita, na terça-feira, 25, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), para o primeiro biênio da 20.ª Legislatura. A indicação da deputada pelo Partido dos Trabalhadores recebeu um voto contrário, do deputado Tomé Abduch (Republicanos).
O cargo de vice-presidente será ocupado pelo deputado Lucas Bove (PL), eleito. O deputado Carlos Gianazi (PT) também colocou seu nome para concorrer ao cargo de vice-presidente na eleição, mas recebeu apenas um voto.
Reconduzida ao cargo de presidente da Comissão, a deputada Professora Bebel falou sobre as suas expectativas no desenvolvimento dos trabalhos. “Eu gostaria de contar com o apoio dos deputados e deputadas que não concordam com o corte de recursos da Educação, isso é muito ruim. Nós temos que ter minimamente uma Educação de qualidade, e isso pressupõe ter os 30% garantidos pela Constituição Federal”, disse.
Lucas Bove destacou que é importante uma análise técnica sobre o assunto de cortes de custos da Pasta em discussão. “Nós vamos lutar aqui por uma Educação técnica, que prepare os nossos jovens para o mercado de trabalho, sem ideologia, sem partidarismo”, frisou.
Cultura
Os parlamentares também reforçaram ter um olhar direcionado para a Cultura. “A questão cultural está intrinsicamente relacionada com a Educação. Você não trabalha a identidade de um povo se não for via Cultura, e nós temos que ter um olhar mais direto para essa questão”, salientou professora Bebel.
Lucas Bove citou a ex-gestão federal, que, de acordo com ele, valorizou o pequeno produtor de cultura, bandeira que pretende batalhar em São Paulo. “Assim como eu falei sobre a Educação, eu defendo que a Cultura seja tratada por um aspecto técnico”, concluiu.
Confira os membros da Comissão:
- Professora Bebel – Presidente – (PT/PCdoB/PV) (Substituto: Simão Pedro)
- Lucas Bove – Vice-presidente – (PL) (Substituta: Valeria Bolsonaro)
- Tenente Coimbra (PL) (Substituta: Dani Alonso)
- Leci Brandão (PT/PCdoB/PV) (Substituto: Maurici)
- Mauro Bragato (PSDB/CIDADANIA) (Substituto: Carlão Pignatari)
- Tomé Abduch (REPUBLICANOS) (Substituto: Jorge Wilson Xerife do Consumidor)
- Gilmaci Santos (REPUBLICANOS) (Substituto: Altair Moraes)
- Guto Zacarias (UNIÃO) (Substituto: Edmir Chedid)
- Carlos Giannazi (PSOL/REDE) (Substituta: Paula da Bancada Feminista)
- Dr. Eduardo Nóbrega (PODEMOS) (Substituto: Gerson Pessoa)
- Marta Costa (PSD) (Substituto: Paulo Correa Jr)