Rodrigo Sassi estreia obra no Projeto Parede do MAM 

Foto: Ding Musa

O Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo abre no dia 29 de fevereiro a edição de 2024 do Projeto Parede – que acontece há quase três décadas com artistas sendo convidados a criar obras que dialoguem com o espaço – com uma obra inédita do artista Rodrigo Sassi. O trabalho intitulado “Rizoma” é inspirado em murais modernistas.

A obra é composta por relevos de alvenaria fixados sobre a parede do museu e, conectados uns aos outros, atingem uma escala que conflita com o recuo disponível para sua visualização, de certa forma indo contra propósitos e características de sua própria referência.

Para isso, Rodrigo Sassi idealizou uma nova pesquisa, propondo-se a realizar um trabalho diferente do que já é conhecido de sua produção, pensando nas especificidades do espaço onde ele será montado. “Esta é uma proposta que foge dos padrões do meu trabalho, que deixa um caminho em aberto para novos desdobramentos, inclusive”, ele comenta.

A obra é composta por peças de alvenaria extraídas de formas feitas com madeiras reaproveitadas do descarte da construção civil. Em decorrência da utilização de moldes para a tiragem das peças, conforme o visitante for andando pelo corredor, irá perceber um padrão que se repete em sua composição, ditando um ritmo que é constantemente quebrado ao longo do percurso. Aos olhares mais atentos, são percebidas características de sua manufatura e processo artesanal, vestígios do uso das formas, pequenas diferenças de cores entre as peças, rastros de processo como riscos e marcações deixados pelo próprio artista durante seu fazer.

Serviço
Rodrigo Sassi: Rizoma
Curadoria: Cauê Alves
Abertura: 29 de fevereiro, quinta-feira, às 19h
Período expositivo: 29 de fevereiro a 1º de setembro de 2024
Ondel: Projeto Parede do Museu de Arte Moderna de São Paulo | Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – acesso pelos portões 1 e 3
Horários: terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h30)
Ingressos: R$30,00 inteira e R$15,00 meia-entrada. Aos domingos, a entrada é gratuita e o visitante pode contribuir com o valor que quiser | Compre online

Veja também