São Paulo celebra Dia Internacional dos Museus com programação especial 

Imagem de divulgação

 

No dia 18 de maio é celebrado o Dia Internacional dos Museus e para comemorar a data, as instituições culturais de São Paulo participam da 21.ª edição da Semana Nacional de Museus, oferecendo uma programação gratuita e diversa com rodas de conversa, oficinas e palestras gratuitas.

Esta edição tem como tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar” e o objetivo é mostrar como os museus podem contribuir para o bem-estar das pessoas de muitas maneiras, incluindo a promoção da saúde mental, a educação e a sensibilização ambiental. 

Para compor a programação, o Museu das Culturas Indígenas, localizado na região da Água Branca, realiza encontros com o objetivo de dialogar sobre as diversas abordagens e contribuições que as memórias e museologias indígenas trazem para a promoção do bem-estar e da sustentabilidade planetária, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra. No dia 18 de maio, haverá duas rodas de conversa que buscam mostrar como os saberes dos povos originários estão intimamente associados à biodiversidade e a um variado patrimônio cultural, entre às 10h e às 17h. 

O Museu das Favelas, localizado na região dos Campos Elíseos, participa com a oficina online “Comunicação em Museus: como a produção de conteúdo pode contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, ministrada por Priscilla Fenics e Vanderson Santos, coordenadora e analista de comunicação do Museu, no dia 18 de maio, das 15h30 às 18h00, que propõe reflexões sobre a produção de conteúdo promovida por museus nas redes sociais enquanto ferramenta potente para contribuir com a consciência coletiva. 

Confira abaixo a programação completa. 

 

Serviço

Museu das Culturas Indígenas

Os museus indígenas e as perspectivas do protagonismo dos povos originários na promoção da sustentabilidade planetária
Como parte da programação da 21.ª Semana Nacional de Museus do Ibram, a mesa contará com a mediação de Davidson Kaseker e participação de Mário Chagas, Cris Takuá, Angélica Fabbri e Susenalson Kanindé (participação remota).
Formato: Presencial
Data: 18/05
Horário: das 10h às 12h
Inscrição aqui
Mais informações em: https://museudasculturasindigenas.org.br/ 

 

Museu das Culturas Indígenas
Museologia indígena, formas de existência e modos de pensar e agir
Formato: Presencial
Data: 18/05
Horário: das 15h às 17h
Inscrição aqui  
Mais informações em: https://museudasculturasindigenas.org.br/ 

 

Museu das Favelas
“Comunicação em Museus: como a produção de conteúdo pode contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” 

Oficina ministrada por Priscilla Fenics e Vanderson Santos

Data: 18/05

Horário: 15h30 às 18h

Formato: Online, por meio da plataforma Meet
Inscrições aqui
Mais informações: https://www.museudasfavelas.org.br/ 


Museu da Língua Portuguesa

Falas do Corpo
O projeto visa garantir uma vida mais saudável e promover o bem-estar para todos as pessoas, ampliando o sentido do Museu no território em que está inserido. Será oferecido aula de letramento digital e como utilizar diversos recursos do WhatsApp. 

Data: 18 de maio
Horário: das 14h às 16h
Formato: presencial
Mais informações em: https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/ 

 

Memorial da Resistência de São Paulo

Cine Resistência: Tempo de Guavira

A fim de refletir sobre a resistência indígena em defesa do direito e preservação da terra, o Cine Resistência exibe Tempo de Guavira (2021), filme sobre a luta dos Guarani e Kaiowá em favor do meio ambiente, dos direitos humanos e contra a ameaça do agronegócio em áreas tradicionais no sul do Mato Grosso do Sul, região onde vivem mais de 55 mil indígenas, boa parte deles em terras ainda não demarcadas e ameaçadas por ações de despejo e violência. A exibição, gratuita e aberta ao público interessado, contará com a presença do diretor e roteirista Pedro Biava.

Formato: Presencial

Data: 19 de maio

Horário: 15h

Não é necessária inscrição
Mais informações em: http://memorialdaresistenciasp.org.br/

Veja também