O Programa Segundas Intenções, da Biblioteca de São Paulo, recebe a vencedora do prêmio Jabuti, Cida Pedrosa, para um bate-papo online na próxima segunda-feira, 7, às 20h.
Nascida em Bodocó, sertão pernambucano, Cida Pedrosa é autora de 10 livros, entre eles “Estesia”, “As Filhas Lilith”, “Miúdos”, “Gume”, “Cântaro” e “Gris”. Atualmente, trabalha na produção de três obras de estilos diferentes: prosa poética, poesia erótica e contos. Também pretende lançar a segunda edição de Claranã, atualmente fora de catálogo.
Ler os poemas de Cida Pedrosa é adentrar em sua trajetória de vida. Seus versos carregados de sua herança cultural revelam quem a autora realmente é: mulher nordestina, advogada, comunista, com uma longa luta em defesa dos direitos humanos, das minorias e do meio ambiente.
Em 2020 a autora recebeu o prêmio Jabuti nas categorias Poesia e Livro do Ano, com o “Solo para Vialejo”. Os poemas falam sobre negros, índios, seus pais e suas memórias de vida. A obra chama a atenção pelas repetições, sugerindo a urgência e desespero da voz poética em ser compreendida, especialmente quando lida em voz alta.
O bate-papo online será mediado pelo jornalista e escritor Manuel da Costa Pinto. Os interessados podem acompanhar a transmissão ao vivo pelo pelo canal do YouTube da BSP. Não é necessário fazer inscrição.