O Museu da Língua Portuguesa segue com a programação especial até o dia 7 em comemoração ao Dia Internacional da Língua Portuguesa, que acontece no dia 5 de maio.
Em sua quinta edição, a programação que teve que ser adaptada para o ambiente on-line conta com shows, rodas de bate-papo e contação de histórias. Entre as atrações da programação online estão uma aula do músico e ensaísta José Miguel Wisnik, uma performance do músico Tom Zé, um encontro virtual ao vivo com os escritores Mia Couto (Moçambique), José Eduardo Agualusa (Angola) e Inês Pedrosa (Portugal).
No encerramento, a cantora Maria Bethânia, faz a leitura em vídeo do poema “Os Argonaustas”, de Fernando Pessoa, famoso pelos versos “Navegar é preciso / Viver não é preciso”.
PROGRAMAÇÃO
TERÇA-FEIRA, 04/05
19h
O Museu da Língua Portuguesa hoje – AO VIVO
Os curadores Isa Grinspum e Hugo Barreto apresentam e conversam sobre a exposição de longa duração do Museu da Língua Portuguesa – o que mudou e o que permaneceu após a reconstrução. Mediação: Marília Bonas.
19h30
Praça da Língua
O compositor e pesquisador José Miguel Wisnik apresenta uma aula sobre algumas referências literárias e musicais presentes no espaço Praça da Língua – uma espécie de planetário do idioma, uma das salas preferidas do público no Museu da Língua Portuguesa.
QUARTA-FEIRA, 05/05
Dia da Língua Portuguesa
Ao longo de todo o dia, a data será comemorada com programação online nas redes do Museu da Língua Portuguesa, tendo como anfitrião o ator e MC Eugenio Lima.
11h
Nós da língua portuguesa do mundo
Debate entre escritores de diferentes países de língua portuguesa sobre esse idioma que continua se reinventando, em sua imensa diversidade.
Convidados: Mia Couto (Mocambique), José Eduardo Agualusa (Angola) e Inês Pedrosa (Portugal). Mediação: Roberto Pinho.
Pílula – Eu de cá e tu de lá: Exibição de vídeo de brincadeiras com palavras do Brasil, Cabo Verde e Moçambique.
13h
Bailão das Letras: o funk e a literatura – AO VIVO
Criadores de conteúdo no Instagram desafiam os preconceitos contra o funk e mostram sua relação com a literatura no dia a dia. Com Funkeiros Cults (Dayrel Teixeira), Se Poema Fosse Funk (Murilo Lense) e Jeferson Delgado (Favelabusiness) com mediação de Andreza Delgado (PerifaCon).
Pílula – Eu de cá e tu de lá
Exibição de vídeo com brincadeiras com palavras do Brasil, Cabo Verde e Moçambique.
15h
As línguas do Brasil – AO VIVO
Neste encontro virtual, os escritores Geovani Martins e Amara Moira, junto com a pesquisadora e curadora de Literatura Indígena Julie Dorrico, falam sobre as variedades, influências e resistências expressas nos falares brasileiros. Mediação: Marcelino Freire.
Pílula – Eu de cá e tu de lá
Exibição de vídeo de Brincadeiras com palavras do Brasil, Cabo Verde e Moçambique.
17h
Língua Solta – AO VIVO
Os curadores Moacir dos Anjos e Fabiana Moraes apresentam a exposição temporária Língua Solta, criada para a reabertura do Museu da Língua Portuguesa.
17h10
Performance de Tom Zé – Língua Solta
O compositor Tom Zé realiza uma performance criada com exclusividade a partir do seu olhar sobre a exposição Língua Solta.
18h
Maria Bethânia lê “Os Argonautas”
Encerramento institucional, com Marília Bonas, diretora técnica do Museu da Língua Portuguesa. Na sequência, para encerrar a programação, em vídeo gravado com exclusividade para o Museu da Língua Portuguesa, a cantora Maria Bethânia lê o poema de Fernando Pessoa marcado pelos versos “Navegar é preciso / Viver não é preciso”.