Vai ao ar nesta sexta-feira, 12, às 22h, a estreia da série “Álbum de Memórias” no Canal Futura. A série de 8 episódios é narrada pelo jornalista e escritor Eric Nepomuceno, que analisa as obras de amigos, como Fernanda Montenegro, Tom Jobim, Gabriel García Márquez, Darcy Ribeiro, entre outros.
O objetivo da produção é valorizar a memória como uma ferramenta essencial para a construção da sociedade, especialmente nos âmbitos da cultura e educação. Ela traz histórias de pessoas de diferentes gerações e origens, que desempenharam um trabalho muito significativo para seus respectivos setores de atuação, como cinema, teatro, arquitetura, música e educação.
Eric Nepomuceno conta cada história a partir das memórias que construiu com os protagonistas apresentados ao longo dos episódios. Ele convida o telespectador a conhecer melhor os personagens a partir de sua lente intimista, construída com memórias afetuosas vividas com ícones da cultura nacional e internacional.
Produzida pela Nepomuceno Filmes e com desenhos feitos por Guto Nepomuceno, irmão de Eric, para ilustrar as memórias apresentadas, a série retoma uma parceria familiar iniciada anos atrás com outras produções. A ideia surgiu a partir da criação de pequenos vídeos caseiros e leituras que expressam lembranças afetuosas de Eric durante a pandemia para suas redes sociais. “Um dos reflexos da pandemia é um estímulo à memória, do que perdemos neste período e do mundo de antes. A série traz esse resgate e também uma celebração da vida e da arte de artistas maravilhosos, fundamentais para a cultura universal.”, conta Felipe Nepomuceno, diretor da série e filho de Eric.
Os episódios são divididos em 2 blocos: um com a análise e comentários de Eric sobre a obra do protagonista, sob um ponto de vista pessoal e intimista, descrevendo o contexto e a época na qual a obra foi criada, e outro contando eles se conheceram, revelando histórias e curiosidades que ficaram eternizadas pela memória.
Os novos episódios vão ao ar sempre às sextas-feiras, às 22h. Já as reprises, aos domingos, às 16h30; segundas, às 15h; e quartas, à 00h50.