Tarcilio comenta filme palestino “O Paraíso Deve Ser Aqui” 

Imagem de reprodução

Por Tarcilio de Souza Barros

Exibido na Mostra Internacional de Cinema no Panorama Internacional, o filme “O Paraíso Deve Ser Aqui” é uma obra-prima. Com roteiro e direção do palestino Elia Suleiman, o filme narra a história de um diretor de cinema que deixa a Palestina, marcada pelo conflito de guerra, e parte apra visitar Paris e depois New York.

Suleiman faz o papel do personagem do filme. Um homem contemplativo e silencioso que observa o que se passa ao redor, mas não fala.

Esta concepção tem fundamento nos grandes mímicos do cinema mudo, como Buster Keaton, Chaplin e Jacques Tati, criador do Monsieur Hulot.

Personagem anda pelas ruas de uma Paris sem transeuntes, contempla a beleza arquitetônica da cidade. Desperta o caminhar das pessoas nas ruas, nos cafés, senta numa mesa na calçada, pede um café e contempla a beleza das mulheres, bem trajadas da última moda. Desfruta da paisagem em frente ao Museu do Louvre, a La Tour Eiffel, ao Arco do Triunfo e aos grandes monumentos que ornam a cidade. Somente ele em estado de contemplação, nenhuma pessoa.

Diga-se de passagem o quão incrível foi o trabalho da produção ao conseguir a evacuação do público nos momentos das tomadas.

Uma cor pastel reveste o cenário perpassando no silêncio do meio ambiente.

No quadro seguinte do filme ele se encontra na agitada New York.

Passeia pelas alamedas do Central Park e se depara com uma jovem na beira do lago, cuja indumentária é preta, trazendo nas costas duas grandes asas brancas. Cena surreal para ele.

De repente um pelotão de guardas tentam pegar a jovem, que corre pelo interior do parque, fazendo lembrar as comédias curtas de Mark Sandrich no cinema mudo.

Eis uma pérola que foi exibida na Mostra.

Delicioso score musical e montagem primorosa fazem desse filme de Elia Suleiman uma encantadora experiência no cinema.

Desse diretor de excelente filmografia é um dos mais apreciados nas Mostras de Cinema criadas pelo saudoso Leon Cakoff.

Serviço

Filme: O Paraíso Deve ser Aqui.

Dir./Rot. Elie Suleiman.

Origem: Palestina.

Ficção – cor – 90 min 

Avaliação: Excelente.

Veja também