Tarcilio de Souza Barros comenta filme “Excursão”

Imagem de reprodução

Por Tarcilio de Souza Barros

Em projeção na Cabine de Imprensa, o filme “Excursão”, com roteiro e direção de Una Gunjack, recebeu menção especial do júri no Festival de Locarno.

O filme, em exibição na 47.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, conta que na cidade de Saravejo, numa escola de ensino médio, uma adolescente em busca de afirmação espalha a notícia que havia feito sexo pela primeira vez com um jovem aluno.

Presa na própria mentira, inventa uma gravidez, e acaba se tornando o centro de uma polêmica que foge do seu controle, do infortunado amiguinho de classe, dos pais e professores.

Com esse corriqueiro roteiro, a direção descreve os fatos, em moldes convencionais, sem maiores interesse dos espectadores, ante a banalidade do assunto.

Atores inexperientes tocam a narração fílmica para frente; mesmo a jovem denunciante e o jovem denunciado, não convencem serem reais autores do fato.

Tendência do filme é sua feitura para curiosos adolescentes.

Tem uma rápida cena em que o jovem acusado está sentado num banco de um jardim, e pergunta a Damir, este colega de classe, se foi ele que induziu a acusadora a nomear seu nome, trazendo opróbrio e contínuas aflições ante os colegas, e logo a seguir começa a tocar, abraçar, acarinhar o colega, que o repudia, deixando a impressão ser o acusado bissexual!

Enfim, um filme feito para bilheteria, sem maiores motivos de valor artístico, na galeria dos filmes do bom cinema.

Serviço 

Filme: Excursão (Excursion)

Rot./Dir.: Una Gunjak

Origem: Bósnia-Herzegovina

2023 – cor – 93 min. – ficção

Avaliação: Regular

Veja também