O Theatro Municipal de São Paulo está com uma programação recheada de grandes apresentações em 2022. Estão programadas 28 apresentações de orquestras, 11 óperas e três espetáculos de dança, além de uma série de atividades especiais para celebrar o centenário da Semana de 22.
É a primeira vez que a instituição oferece uma programação tão diversificada, que só foi possível graças a adoção de um comitê curatorial multidisciplinar. Os integrantes desse time são Bel Santos Mayer (gestora da rede de bibliotecas LiteraSampa), Kleber Simões (mais conhecido como DJ KL Jay), Ligiana Costa (cantora e compositora), Luiz de Godoy (maestro) e Nelson Soares (artista plástico e músico).
PROGRAMAÇÃO
Os 100 anos da Semana de Arte Moderna
Um dos destaques do Theatro Municipal em 2022 acontece em fevereiro. Entre os dias 10 e 17, o público poderá acompanhar uma série de encontros, saraus, espetáculos e atividades relacionadas à Semana de Arte Moderna de 22, que aconteceu justamente no espaço.
No próprio dia 10, às 16h, acontece a mesa redonda “Faltas, Fendas e Forças da Semana de 22”, com o editor, educador e escritor Allan da Rosa e o compositor e ensaísta José Miguel Wisnik. A dupla debate as estéticas negras, a urbanidade e o modernismo, bem como o autor Mário de Andrade, para além das interpretações fáceis. A entrada é gratuita.
Mais tarde, às 19h, o Coral Paulistano apresenta um concerto de 50 minutos dedicado à música coral nacional. Há composições de Heitor Villa-Lobos, Juliana Ripke e Mário De Andrade, Dinorá De Carvalho e Cleómenes de Campos, Osvaldo Lacerda e Carlos Drummond De Andrade, Almeida Prado e Hilda Hilst, Ronaldo Miranda E Cecília Meireles e mais! O ingresso é R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada).
No dia 11, às 20h, a rainha do carimbó Dona Onete se junta à DJ Ju Salty – com influências de jazz, soul, original funk, rock, afrobeats, hip-hop, música latina, jamaicana e brasucadas – para um showzaço. Os ingressos custam até R$30.
No dia 12, às 10h e às 13h, os coletivos Teatro Dodecafônico, PinRolê e Sorver Versos guiam os participantes pelo centro, fazendo paradas e realizando oficinas. São dois roteiros especiais, um saindo da Casa da Imagem e outro da Biblioteca Mário de Andrade, tudo em direção ao Theatro. As vagas são limitadas
Para quem ama teatro, vale curtir as duas aberturas de processo que ocorrem na cúpula. “Fortes e Vingativos como Jabuti”, da Bendita Trupe com Johana Albuquerque, acontece no dia 12 de fevereiro, às 19h. Trata-se de um painel lítero-musical-imagético em torno da Semana de 22. Os ingressos são gratuitos e ficam disponíveis online pelo menos dois dias antes do evento.
Já “Infância” é inspirado na vida de Graciliano Ramos, desde a meninice até a velhice. A concepção, a direção e a interpretação são de Ney Piacentini e Alexandre Rosa. A apresentação, seguida de bate-papo, é no dia 13 de fevereiro, às 19h. Os ingressos devem ser reservados online, com pelo menos dois dias de antecedência.
A dança também tem espaço nesse grande evento. Entre os dias 16 e 27 de fevereiro, em vários horários, o Balé da Cidade faz os espetáculos “Muyrakytãs”, que investiga a identidade brasileira, e “Isso dá um Baile!”, todo inspirado no estilo de dança Passinho. Os ingressos custam entre $10 e R$80.
Além de tudo isso, entre 10 de fevereiro e 10 de março, a fachada do Theatro Municipal recebe a instalação “Recostura”, de Chris Tigra. A partir de desenhos iconográficos do século XVIII, cartas de compra e venda de escravos e fotografias sobre o negro brasileiro, a artista selecionou cinco imagens de mulheres escravizadas empunhando um facão bordado, acrescentando cordas que saem dos olhos e percorrem todo o corpo, atravessando o limite do tecido.
Ainda estão previstos outros tantos debates, concertos e espetáculos para homenagear esse momento tão marcante para a arte brasileira.
Óperas
A temporada de óperas tem início em abril. Entre as grandes apostas do Theatro Municipal estão os dois trabalhos inspirados nos escritos de Plínio Marcos. São elas “Navalha na Carne”, de Leonardo Martinelli, com direção cênica de Fernanda Maia, e “Homens de Papel”, de Elodie Bouney e direção cênica de Zé Henrique De Paula. As obras são apresentadas juntas entre os dias 8 e 14 de abril, em vários horários. As entradas custam entre R$10 e R$120.
Em maio, rola outra grande estreia. “O Café” é uma composição inédita de Felipe Senna, com direção cênica de Sérgio de Carvalho, feita com base no libreto escrito por Mário de Andrade.
Ainda passam pelo palco da instituição as clássicas “Aida” (Giuseppe Verdi), “Der Rosenkavalier” (Richard Strauss), “Actéon”, a partir das Metamorfoses de Ovídio, e outras que serão divulgadas aos poucos.
Concertos e danças no Theatro Municipal
Já entre as apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal destacam-se as com convidados como André Mehmari, Yamandu Costa e Maria Bia Pichitelli como solista.
Ao longo desses meses, a Orquestra Experimental de Repertório homenageia compositores como César Franck, Tchaikovsky, Guarnieri, Bruckner, Richard Wagner, entre outros.
O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo enaltece grandes modernistas, como Villa-Lobos e Guarnieri, além de celebrar intérpretes internacionais.
O Coral Paulistano dedica-se aos compositores latino-americanos e às lendas folclóricas brasileiras. Além disso, em novembro, o grupo participa do espetáculo “Mukondo Lírico, um funeral para Zumbi, seus medos e festas”, de Di Ganzá e Allan da Rosa, junto com os bailarinos do Balé da Cidade de São Paulo.
Entre os dias 1º e 11 de setembro, o Balé da Cidade estreia duas obras inéditas, com participação da Orquestra Sinfônica Municipal.
O programa envolve a “Sinfonia Inacabada”, de Franz Schubert, coreografada pelo artista suíço Ihsan Rustem, que pela primeira vez cria uma obra para uma companhia brasileira; e “Sixty-Eight”, de John Cage, com coreografia de Alejandro Ahmed. Os ingressos custam entre R$10 e R$80.
Para conferir todas as atrações e adquirir os ingressos, acesse https://theatromunicipal.org.br/pt-br/programacao/. Vale lembrar que para assistir aos espetáculos é necessário apresentar o comprovante de vacinação.
Fonte: https://cutt.ly/MOt12nJ