Em ritmo de festas de final de ano, o Museu da Arte Sacra de São Paulo acaba de anunciar a exposição “As Tradições nos Presépios do Museu de Arte Sacra de São Paulo”, em que o público poderá conferir a coleção do gênero que integra o acervo da instituição, reconhecida como uma das mais expressivas compilações do gênero no país.
A partir da mostra, o público é convidado a explorar as diferentes facetas dessa expressão artística, revelando as diversas formas como o nascimento de Jesus foi interpretado ao longo do tempo e em diferentes culturas.
A mostra não se limita apenas a conjuntos escultóricos, mas inclui cenas pictóricas, ampliando a representação do nascimento de Jesus por meio de 50 diferentes cenas da natividade, possibilitando uma experiência imersiva nas raízes culturais e artísticas que permeiam essa tradição secular.
“As Tradições nos Presépios do Museu de Arte Sacra de São Paulo” propõe uma abordagem museológica que busca ampliar a compreensão da temática, destacando não apenas as peças em si, mas também a construção e representação do nascimento de Cristo ao longo dos séculos. Originada na Europa medieval, a tradição de montar presépios emerge como uma expressão singular da religiosidade popular, fundindo saberes artísticos e fazeres artesanais. Os presépios não são apenas objetos de contemplação individual, mas sim manifestações artísticas destinadas à apreciação coletiva, transmitindo de forma viva e contínua a memória cultural de geração em geração.
Ramon Vieira, coordenador da mostra, enfatiza a importância da tradição presepista: “Os presépios são testemunhas vivas da memória cultural, transmitindo conhecimentos, competências e habilidades ao longo dos séculos, de pais para filhos, de avós para netos.”
Destacam-se presépios de origem oriental, como Japão, além do Zimbábue e da Nigéria, que carregam consigo elementos marcantes de suas civilizações. Adicionalmente, avultam as tradições portuguesas e italianas, que exerceram influência na forma como os presépios são montados no Brasil e na América Latina.
Serviço
“As Tradições nos Presépios do Museu de Arte Sacra de São Paulo”
Coordenação: Ramon Vieira
Período expositivo: até 7 de janeiro de 2024
Horários: De terça-feira a domingo, das 09 às 17h (entrada permitida até as 16h30)
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo | Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)
Estacionamento gratuito/alternativa de acesso: Rua Jorge Miranda, 43 (sujeito à lotação)
Ingresso: R$ 6,00 (Inteira) e R$ 3,00 (meia entrada nacional para estudantes, professores da rede privada e I.D. Jovem – mediante comprovação); Isenções: crianças de até 7 anos, adultos a partir de 60, professores da rede pública, pessoas com deficiência, membros do ICOM, policiais e militares – mediante comprovação; gratuidade para todos PCDs mais um acompanhante, todos os dias. Grátis aos sábados.
Acessibilidade: Estacionamento com vaga exclusiva para deficientes e idosos, banheiro acessível e adaptado, rampa de acesso para cadeirantes na entrada do MAS, acessibilidade informacional com QR Code nas principais obras do acervo, acessibilidade física e comunicacional utilizando recursos multissensoriais como maquetes e peças táteis utilizadas pelo setor educativo, intérprete de Libras e profissionais bilíngues no atendimento de público, mediante agendamento, recursos digitais no site do museu, com a utilização de caracteres ampliado, Libras e trilíngue, audiodescrição.