Últimos dias para conferir a mostra “Stop!”, de Crânio, na ULM

Divulgação

Ainda dá tempo de conferir a exposição “Stop!”, do artista Crânio, que fica em cartaz na Usina Luis Maluf (ULM) até amanhã, 9.

A mostra reúne obras inéditas produzidas pelo artista nos últimos dois anos, desde o início do isolamento dado pela pandemia. As temáticas de cunho social são o ponto-chave que direciona suas criações, compostas sempre de proposições acerca de política, raça, relações de consumo, questões ambientais e de classe. Crânio propõe uma fusão entre fruição estética e reflexão crítica.

Com visitação gratuita aberta a todos os públicos, a exposição acontece na ULM, novo espaço da galeria, localizado na Barra Funda, bairro que tem se destacado como crescente polo do circuito artístico de São Paulo. 

Sobre o artista

Fabio de Oliveira Parnaiba, o Crânio, nasceu em 1982 na cidade de São Paulo.

Crescendo na Zona Norte, aos 16 começou suas primeiras intervenções na cidade, sendo influenciado pela dinâmica urbana e os movimentos de rua da região. Autodidata na técnica em spray, o artista criou um estilo irreverente e muito particular que pode ser lido tanto como homenagens festivas quanto denúncias pertinentes e ácidas.

Crânio é adepto ao free-style, permitindo que a inspiração e o momento guiem a concepção do trabalho. Uma das suas “marcas registradas” é o índio azul extremamente presente em suas obras. Eles possuem inúmeras formas e vestimentas, como se fossem indivíduos de uma espécie criada pelo próprio artista, nascendo da intenção de criar um personagem que se relacionasse diretamente à imagem do Brasil. Seu Universo vibrante é urbano e selvagem ao mesmo tempo, construído a partir de uma variedade de inspirações que passam pelo Surrealismo de Salvador Dalí, por referências pop, por cartoons e por animações.

Com trabalhos expostos ao redor do mundo, suas obras são certeiras ao construir narrativas que mesclam sentimentos e reações dos espectadores. Temáticas de cunho social são um ponto-chave que direciona suas criações e as problemáticas brasileiras são protagonistas, sejam relativas à política, consumo, poluição ou meio ambiente, gerando uma fusão entre fruição estética e reflexão crítica.

Serviço

STOP!

Data: até 09 de fevereiro

Onde: Usina Luis Maluf – Rua Brigadeiro Galvão, Barra Funda

Entrada gratuita

Veja também