Wiener Kammersymphonie sublima música camerística em concerto na elegante Sala São Paulo

Imagem de divulgação

Por Tarcilio de Souza Barros

Com clássica percepção, o Mozarteum Brasileiro apresentou na Sala São Paulo a Wiener Kammersymphonie para um público afeito à música erudita.

A música de câmera é caracterizada por sua sensibilidade musical. Repousa em notas apuradas, transpõe ouvidos sensíveis e delicada sonoridade, sendo considerada a quinta essência da musicalidade.

O programa se iniciou com o 1.º movimento da Sinfonia n.º 4 de Gustav Mahler (1860-1911). Quando executada com rara sensibilidade pelos solistas, ficou configurado o vigor do quinteto austríaco. Uma melodia encantadora anunciou os primeiros acordes, levando os ouvintes ao êxtase, por seu exuberante lirismo, por intensidade de acentos nas cordas.

Por sua vez, continuou o programa seguido de Marchen Bilder “Imagens de Contos de Fadas”, de autoria de Erich Wolfgang Korngold (1897-1957), que expressa a forma descritiva da sua partitura. Um historiador, sua música descreve as histórias que conta, em ritmos tradicionais. Em muitos filmes se encontra seu score musical, sustentando scripts. Sentimos uma música vivaz, por vezes dramática, e no todo atraente.

Após o intervalo tivemos no palco a música de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e o público se comprazeu com “Le Nozze di Figaro”, uma criação operística divertida, e por vezes dramática. As bodas abobalhadas onde o Conde Alma Viva, casado, deseja Susanna, a mulher de seu criado Figaro.

Perpassa na obra um humor sarcástico. Quando encenada com vocalização é obra de vulto, seja nas árias mais dramáticas, seja nas mais cômicas. Mozart tinha no seu trabalho o escopo de ridicularizar a corte. Ainda na encenação o final se revela numa festividade e na exaltação do amor.

Foi através do quinteto de cordas, que ausente a vocalização, foi expressada a grandiosidade da peça mozartiana pelas maviosas cordas dos excelentes solistas.

Ao final da performance o público em pé ovacionou longamente o grupo de solistas, pedindo bis, que brindou a plateia com uma valsa vienense, fechando com chave de ouro o belo concerto da noite.

Serviço

Wiener Kammersymphonie

Concerto realizado na Sala São Paulo sob auspícios do Mozarteum Brasileiro

Avaliação: Excelente

Próxima atração:

Lorenz Nasturica-Herschcowici – Violino

Orquestra De Câmara Mozarteum Brasileiro

Quando: 4 De Outubro 

Horário: 20h30

Onde: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo – SP

Veja também